mulher escolhendo livro

Top 5: Melhores Livros de Contabilidade

Olá! Você está iniciando sua jornada no curso de contabilidade? Se está, então parabéns! Porém, ainda não decidiu quais os livros que utilizará para estudar. Fique tranquilo. Nesse post, indicaremos alguns livros que todo contador deve ler durante e após a graduação. E tem mais. Vamos dar dicas de como escolher o livro certo e, assim, evitar que você utilize materiais inadequados em seu aprendizado perdendo tempo e dinheiro. Não deixe de ler nosso artigo.

Já sabe o que é Contabilidade? Aprenda aqui: O que é Contabilidade? Passo a Passo!

Sabemos o quanto é importante escolher um bom livro. E se tratando de livros de contabilidade o assunto é ainda mais relevante, principalmente para quem está ingressando no curso. Por este motivo, decidimos lhe oferecer uma ajuda na escolha do seu material. Selecionamos 05 (cinco) livros de contabilidade que julgamos serem obrigatórios na sua biblioteca. A ordem de importância não necessariamente precisa ser essa abaixo. São eles:

1º. Contabilidade Introdutória

Livro Contabilidade IntrodutóriaLivro da Equipe de Professores da FEA/USP. Entre os seus principais autores estão Sérgio de Iudícibus e Eliseu Martins, verdadeiros gurus da contabilidade brasileira. Indicado para aqueles que estão iniciando os estudos no campo da contabilidade. Apresenta uma linguagem simples e didática, ensinando desde como fazer os lançamentos contábeis básicos até a elaboração das principais demonstrações financeiras.

Outra vantagem é que além desse livro texto existe o livro de exercícios com várias questões de cada capítulo (Contabilidade Introdutória: Livro de Exercícios). Com isso, após a leitura de cada capítulo, você poderá por em prática o conhecimento por meio da resolução dos exercícios desse livro (e olha que são muitos). Para um melhor rendimento em seus estudos, eu te aconselho a compra conjunta desses livros.

2º. Contabilidade de Custos

Livro de Contabilidade de CustosLivro do autor Eliseu Martins da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Demonstra passo-a-passo como a contabilidade de custos, ramificação da contabilidade, pode ser utilizada como ferramenta de controle e planejamento, tomada de decisão e avaliação de estoques. Com uma linguagem objetiva, o livro apresenta os conceitos e as definições dos temas de forma clara que permite ao estudante assimilar o conteúdo com mais facilidade.

Assim como o primeiro, também apresenta um livro de exercícios que acompanha o livro texto, onde existe uma série de exercícios bem elaborados sobre o assunto de cada capítulo. É fundamental a aquisição dos dois, pois através da resolução de questões você põe em prática o conteúdo estudado.

3º. Manual Completo de Contabilidade Pública

Manual Completo de Contabilidade PúblicaLivro dos autores Deusvaldo Carvalho e Márcio Ceccato. É um livro que contempla todos os assuntos de contabilidade pública. Os autores explicam de forma bem detalhada cada tópico através de uma linguagem de fácil compreensão. O livro traz, primeiramente, o conceito de contabilidade pública e suas particularidades e, em capítulos seguintes, aborda o conceito e as características das receitas e despesas públicas. E claro, dá continuidade com os outros assuntos pertinentes à contabilidade aplicada ao setor público.

O Manual de Contabilidade Pública é ideal para quem pretende prestar concurso público na área contábil, pois apresenta uma grande quantidade de questões de concursos das principais bancas organizadoras. Durante a leitura de cada capítulo você encontrará questões resolvidas e comentadas sobre o assunto em pauta e ao final do capítulo terá uma série de exercícios para serem resolvidos. Esse material não deve faltar no seu acervo. Beleza!

4º. Contabilidade Gerencial

Livro de Contabilidade Gerencial GarrisonÉ um livro dos autores norte-americanos Garrison, Ray H. / Brewer, Peter C. / Noreen, Eric W. Ele apresenta uma versão traduzida para o português. A contabilidade gerencial possui ferramentas capazes de produzir informações contábeis internas a serem utilizadas no controle e tomadas de decisão.

Esta edição mais recente do livro explica como coletar e interpretar as informações contábeis no âmbito gerencial, além disso, ensina a resolver exercícios com o uso de fórmulas em planilhas do Excel. Por fim, os autores enriquecem ainda mais a leitura ao utilizarem textos baseados em casos reais de grandes empresas nos quais é possível aplicar as técnicas da contabilidade gerencial, aproximando o estudante da realidade empresarial.

5º. Manual de Contabilidade Societária

Manual de Contabilidade SocietáriaMaterial produzido pelos autores: Eliseu Martins, Sérgio de Iudícibus, Ernesto Rubens Gelbcke e Ariovaldo dos Santos membros da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FEA/USP). É um livro aplicável a todas as sociedades (empresas) de acordo com as normas internacionais de contabilidade e do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis).

Os órgãos internacionais de contabilidade, a exemplo do IASB, têm emitido normas e procedimentos visando à padronização e harmonização da contabilidade a nível global. Por sua vez, o Manual de Contabilidade tem absorvido esses padrões e traz em seu conteúdo os reflexos dessa tendência.

O livro é direcionado principalmente às sociedades por ações (anônimas) de capital aberto, visto que contempla também os pareceres normativos emitidos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), autarquia responsável pela fiscalização da bolsa de valores (Bovespa), já de acordo com os parâmetros internacionais.

Portanto, através desses cinco livros você encontrará tudo de contabilidade para montar uma base sólida de conhecimento, que o ajudará no transcorrer dos seus estudos. Poderíamos citar outras obras, mas acreditamos que essas são suficientes por enquanto.

Veja: AULA 01 – Contabilidade: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido

Como Escolher o Melhor Livro de Contabilidade

mulher escolhendo livroAgora, daremos algumas dicas para lhe ajudar na escolha do seu livro de contabilidade. Preste atenção!

Principais características de um bom livro de contabilidade:

1 – Linguagem didática e interativa – o livro precisa manter uma interatividade entre o autor e o leitor, contendo exemplos práticos sobre o assunto ao longo da leitura. Isso permite a aproximação do aluno com a realidade contábil.

2 – Exercícios – todo livro de contabilidade que se preze deve ter exercícios para resolução. Lembre-se: é resolvendo exercícios que você aprende o assunto com mais facilidade. Evite comprar livros puramente teóricos, prefira os que conciliam teoria e prática. Como exemplo, temos o supracitado Livro de Exercícios Contabilidade Introdutória.

3 – Autores consagrados – analise quem são os autores, a quantidade de publicações e a experiência na área. Tais fatores são importantes na escolha do livro. Podemos citar como exemplo o Sérgio de Iudícibus, o José Carlos Marion e o Eliseu Martins, autores altamente reconhecidos pelos seus trabalhos em prol da contabilidade brasileira. Os caras sabem tudo sobre contabilidade!

Curiosidade! Você sabia? Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro mostrou que o brasileiro lê por ano 2,1 livros inteiros e dois em partes. O que é considerado pouco se comparado aos padrões dos países europeus. O levantamento indicou que o país é composto por 50% de leitores ou cerca de 88,2 milhões de pessoas. Foi constatado que as mulheres leem mais do que os homens, sendo o índice de leitoras de 53%, enquanto o percentual do sexo masculino representa 43%.

Conclusão…

Enfim, indicamos cinco livros de contabilidade bastante conhecidos de autores consagrados, que sem dúvida vão lhe ajudar em seu aprendizado. Mostramos algumas dicas para você escolher o melhor livro e não perder dinheiro com materiais ruins. É muito importante que o livro apresente exercícios para o aluno resolver, pondo em prática o conhecimento.

Espero que tenha gostado do artigo. Continue lendo nossas postagens, obrigado!

2 comments

Obrigado por ler o artigo! Deixe seu comentário...