calculadora, moedas e caneta

O que é Contabilidade? Aprenda Aqui, Passo a Passo!

Olá, caro leitor! Bem vindo ao blog Tudo de Contabilidade. Neste artigo de introdução você encontrará as informações necessárias para entender o conceito de contabilidade, qual o seu objetivo e quem são os usuários da informação Contábil. Além disso, será apresentada uma análise das vantagens e benefícios para os futuros alunos/universitários que pretendem ingressar neste curso. Também mostraremos as perspectivas do mercado de trabalho para o profissional contábil (contador) no Brasil.

Mas Afinal, O que é Contabilidade?

calculadora, moedas e canetaContabilidade é uma ciência social aplicada responsável por captar, interpretar, registrar e divulgar os fatos que modificam a situação financeira, patrimonial e econômica de uma entidade, seja ela privada (uma empresa) ou pública (um órgão público).

Aula 01 – Contabilidade: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

Como toda ciência, a contabilidade tem um objeto de estudo: o Patrimônio, composto pelos bens, direitos e obrigações de uma entidade. Veja o exemplo de uma empresa comercial do ramo de material de construção:

Bens: o veículo que faz entrega dos materiais, o estoque de materiais para revenda.

Direitos: as Contas a receber de clientes, provenientes das vendas a prazo.

Obrigações: os Salários a Pagar dos funcionários, os Fornecedores de materiais.

Todos esses itens destacados (veículo, estoque, contas a receber, salários a pagar e fornecedores) fazem parte do patrimônio e são objeto de estudo da contabilidade.

Qual o Objetivo da Contabilidade?

O objetivo da contabilidade é fornecer informações úteis para tomada de decisão por parte de seus usuários. Ademais, também desempenha duas funções essenciais no ambiente gerencial, auxiliando no controle e planejamento.

Controle – as informações contidas nos relatórios produzidos pela contabilidade ajudam na manutenção do equilíbrio das contas da empresa. Com isso, os gerentes e administradores têm conhecimento de todas as movimentações ocorridas no período. Ou seja, conhecem o valor exato das receitas e despesas e com isso podem apurar o resultado (lucro ou prejuízo) com exatidão.

Portanto, os relatórios e balanços contábeis oferecem os dados necessários para manter o equilíbrio dos orçamentos, evitando, por exemplo, que os gastos ultrapassem o limite fixado. É uma forma de prevenir possíveis danos ao patrimônio da entidade, permitindo aos donos do negócio resolver em tempo hábil possíveis desequilíbrios financeiros.

Atenção! Isso vale também pra nossas finanças pessoais. Quando temos conhecimento do quanto ganhamos (receita) e o quanto gastamos (despesas) por mês, é muito mais fácil controlarmos nossa vida financeira com tranquilidade, não é mesmo?!

Planejamento – os relatórios contábeis permitem estabelecer as metas e objetivos para um determinado período com mais eficácia. Por exemplo, ao avaliarem os últimos balanços da empresa, os administradores perceberam que é possível aumentar em 25% o volume de vendas do produto A; e em 20% do produto B, no próximo ano.

A informação contábil é fundamental na elaboração do orçamento. O orçamento é um instrumento de planejamento onde são previstas as receitas (entradas) e as despesas (saídas) de um período. Um sistema de contabilidade eficiente possibilita a elaboração de um orçamento com valores mais precisos, evitando grandes diferenças entre aquilo que foi estimado/previsto e o que de fato ocorreu nas finanças de uma empresa.

Quem são os Usuários da Contabilidade

usuários da contabilidadeOs usuários da contabilidade são grupos de pessoas físicas ou jurídicas que necessitam das informações contábeis para auxiliarem na tomada de decisão dos seus negócios. Logo abaixo, estão os principais grupos. Pense e veja se você se encaixa em alguns deles:

Administradores, Gerentes e Executivos de Alto Escalão – é formado por indivíduos integrantes da estrutura funcional de uma empresa (fazem parte da equipe de funcionários), responsáveis pela direção e controle do empreendimento. Por essa razão, demandam um volume de informações financeiras mais detalhadas, precisas e no momento certo. A continuidade do negócio, praticamente, encontra-se nas mãos dessas pessoas!

Acionistas, Sócios e Quotistas – são os detentores do capital os quais injetam recursos na empresa visando o retorno na forma de lucros. Não fazem parte do meio administrativo. Normalmente, participam de reuniões e assembleias periódicas com o objetivo de acompanhar a situação dos negócios e o retorno sobre o investimento. Um exemplo típico são os acionistas das empresas de capital aberto. Aquelas que negociam suas ações na bolsa de valores (Bovespa).

Bancos e Sociedades de Crédito – esse grupo de usuários tem sua atuação voltada para a análise de balanços (demonstrações contábeis), a fim de verificar a liquidez (capacidade de pagamento) de uma entidade. Esse processo é comum quando uma empresa solicita um empréstimo ou financiamento junto a um desses órgãos, onde os mesmos precisam ter alguma garantia de que essa empresa é capaz de honrar seus compromissos.

Fornecedores – são os responsáveis pela entrega de mercadorias para revenda (comércio), de matéria prima e demais insumos utilizados na produção de um bem (indústria); ou fornecimento de materiais empregados na prestação de um serviço. Tais usuários fazem uso das informações contábeis com o objetivo principal de avaliar o fluxo de caixa da empresa, para garantir que a mesma possui dinheiro em caixa suficiente para quitar suas obrigações.

Pessoas Físicas – formado por pessoas que usam técnicas de contabilidade e orçamento no controle de suas finanças pessoais e investimentos. Na verdade a maioria dos cidadãos brasileiros não sabem o quanto simples procedimentos contábeis poderiam organizar, de uma vez por todas, suas finanças, evitando assim as altas taxas de inadimplência no País.

Estão aí, portanto, os principais usuários da informação contábil. Ainda podemos incluir na lista os investidores do mercado de ações. Seu interesse está voltado para a análise das demonstrações financeiras das companhias integrantes da Bolsa de Valores com o objetivo de identificar qual a empresa que oferece mais retorno (dividendos), garantindo, dessa forma, a segurança dos seus investimentos.

O Que Eu Vou Encontrar no Curso de Contabilidade

Que bom você ainda está lendo o artigo, obrigado! Então vamos lá. O futuro estudante de Ciências Contábeis (nome dado ao curso de Contabilidade de nível superior) encontrará um curso dinâmico e atual voltado para as necessidades do mercado. Normalmente ele é dividido em duas etapas.

professora de contabilidadePrimeiramente, o aluno vai adquirir conhecimento básico de áreas afins da Contabilidade como Economia, Direito, Administração, Matemática Financeira, Estatística, pois são indispensáveis na boa formação do profissional contábil. Na segunda parte do curso é a vez de você estudar as matérias específicas a exemplo de Contabilidade Introdutória, Intermediária e Avançada, Contabilidade e Orçamento Público, Contabilidade Gerencial, Contabilidade de Custos entre outras. Essas são as mais tradicionais.

Qual a Duração do Curso de Ciências Contábeis

A duração do curso é de 04 (quatro) anos. Geralmente dividido em 08 períodos (semestres). Após a conclusão – colação de grau – você receberá o título de bacharel em ciências contábeis.

Opa! Espere um pouco. Para você receber essa graduação é preciso ter feito o seu Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, uma pedra no sapato de muitos estudantes. É um estudo científico no qual o aluno vai pesquisar sobre determinado tema dentro da contabilidade, onde o mesmo fará coleta de dados, análises, entrevistas, pesquisa bibliográfica etc. Ao final você apresentará seu TCC a uma banca examinadora responsável por avaliar os resultados da sua pesquisa. Após a aprovação da banca, você poderá, finalmente, finalizar o curso através da colação de grau.

Mas não se assuste! Se ao longo do curso você se manter sempre dedicado pesquisando e produzindo artigos, não terá dificuldades nesta etapa.

Vale a Pena Fazer o Curso?

Eu te respondo que SIM! Você vai adquirir conhecimento suficiente para tornar-se um profissional completo com uma carreira muito promissora. O curso também nos ajuda nas finanças pessoais, nos tornando pessoas mais conscientes financeiramente.

Como é o Mercado de Trabalho para o Contador

equipe de contadoresDe acordo com os dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) existem atualmente 527.620 profissionais ativos (registrados) nos conselhos regionais de cada estado do Brasil. Desse total, 334.988 são contadores (63,49%) de nível superior e 192.632 são técnicos em contabilidade (36,51%). Lembrando que o curso técnico de contabilidade não existe mais. Os profissionais de nível técnico tiveram até 01 junho de 2015 para requerer o registro. Agora é só nível superior.

Estudos mostram que essa quantidade de contadores não é suficiente para atender às necessidades do mercado que ainda carece de profissionais para atender a grande demanda de serviços. Portanto, o mercado de trabalho do contador é um dos melhores. Traduzindo: você não vai ficar desempregado! E o campo de atuação é vasto, podendo trabalhar como:

  • Autônomo
  • Empresário de Contabilidade
  • Consultor Tributário
  • Perito Contábil
  • Acadêmico
  • Auditor Fiscal
  • Controller
  • Consultor Financeiro
  • Auditor Independente ou Auditor Interno
  • Membro de Entidade de Classe

Concluindo…

Então, aprendemos que a Contabilidade é uma ciência social com um objeto de estudo definido: o patrimônio (bens, direitos e obrigações). Pode ser aplicada em todas as entidades sejam públicas ou privadas, pessoas físicas ou jurídicas. Tem como objetivo gerar informações úteis para tomada de decisão, além de auxiliar no controle e no planejamento orçamentário das empresas.

Concluímos, também, que existem vários tipos de usuários ou grupos de pessoas interessadas nas informações contábeis. Por fim, analisamos a vantagem do curso de Ciências Contábeis e concluímos ser um curso que vale muito a pena, pois existe uma demanda alta por esse tipo de profissional no mercado.

Agora que você aprendeu o que é Contabilidade, é hora de escolher os seus livros de estudo. Veja o artigo que preparei exclusivamente para você, amigo leitor: melhores livros de contabilidade.

Obrigado por ler o artigo! Deixe seu comentário...